quarta-feira, 21 de julho de 2010

Para um Conceito de Desenvolvimento Sustentável Empresarial

Uma preocupação constante na pauta de pesquisadores ocorre com os aspectos conceituais presentes no âmbito de suas pesquisas. Isso ocorre em função da necessidade de clareza sobre os temas explorados e, ainda, pela necessidade de, ao tratar com outros interlocutores, adoção de uma mesma "linguagem". Conceitos e categorias utilizados em pesquisas nem sempre gozam dos mesmos entendimentos pelos pares.
Nesse sentido, uma das tarefas empreendidas pelo Grupo de Pesquisa foi desenvolver a aprtir da literatura um conceito operacional para o Desenvolvimento Sustentável Empresarial. O conceito decorre de uma investigação em que foi estruturado um Corpus dividido em quatro grandes temas: (1)o conceito de desenvolvimento sustentável; (2)desenvolvimento sustentável e meio ambiente; (3) desenvolvimento sustentável e economia; (4) desenvolvimento sustentável e sociedade. Nos estudos com o Corpus utilizou-se metodologia qualitativa e mapas cognitivos. Um dos resultados foi apontado em artigo, submetido para a APMS 2010 International Conference, cujo tema central é "Competitive and Sustainable Manufacturing, Products and Services". O artigo foi aprovado e será apresentado no evento em destaque (11-13 October 2010, Cernobbio, Como, Italy).
Embora entenda-se que maiores investigações são necessárias, a proposição contida no artigo servirá de base para as atividades investigativas do Projeto de Pesquisa em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário